O Mundo de Tim Burton

Para quem não conhece, Tim Burton é um cineasta norte-americano (responsável por sucessos das telonas como Alice no País das Maravilhas, Edward Mãos de Tesoura, O Estranho Mundo de Jack, Beetlejuice – Os Fantasmas se Divertem, entre outros) e o Museu da Imagem e do Som de São Paulo anunciou que traria ao Brasil toda sua obra para uma exposição.

Quando anunciaram que essa exposição aconteceria vibrei feito um louco, pois sou um dos milhares de apaixonados por sua obra. Todo o seu universo dark (e ao mesmo tempo sútil) me fascinam e Tim domina muito bem esse universo. Com ingresso comprado, ainda no ano passado, deu tempo de organizar a viagem e me aprofundar na obra do Tim. Assisti alguns filmes que ainda não tinha assistido, revi outros e li um pouco sobre ele.

Fui pensando em absorver essa experiência como inspiração para novos trabalhos e para conhecer mais sobre a sua obra. Eu não estava preparado para o que vinha (não mesmo). A exposição está fantástica em todos os detalhes, são muitos desenhos, rascunhos, anotações e até cartas do seu acervo pessoal. Tudo separado em seções (ano, obra, trabalhos realizados, projetos não realizados etc). Logo na entrada somos avisados: Sem fotos, foi um pedido do Tim e sua equipe, afim de proteger a obra e seus direitos autorais. Com as câmeras guardadas só nos restava mergulhar no universo do cara, e sem nenhum tipo de distração pude ver/ler tudo com calma, observar cada detalhe dos desenhos, maquetes e vídeos.

Tive a impressão de estar dentro da mente do Tim Burton e me emocionei várias vezes durante o trajeto, era a mente do cara que criou muitos personagens que fazem parte da minha vida: Beetlejuice, Edward, Frankweenie, Jack e tantas releituras fantásticas como Batman, Coringa, Chapeleiro Maluco etc.

Em determinados momentos sentia uma espécie de agonia em ver alguns desenhos e pensava: “Esse cara é louco, isso é um pedido de ajuda”, mas percebia que talvez fosse uma provocação do artista, um dedo apontado para nós espectadores dizendo: “Você é assim! Você se sente assim! Você já pensou isso! Esse é você!”.  Tim Burton é um verdadeiro gênio dentro do que se propõe fazer e eu voltei mais fã.

Ainda dá tempo de ir, vale a pena!

Serviço:

O Mundo de Tim Burton
Quando: 3 de fevereiro até 15 de maio de 2016
Onde: MIS – Avenida Europa, 158, Jardim Europa / SP
Vendas: Ingresso Rápido (vendas encerradas)
Bilheteria do MIS: (11) 2117 4777 e www.mis-sp.org.br

Compartilhe: